Devocional: 11/07/2025 - DEUS É TUDO O QUE É

 Êxodo 3: 13-15, acho que posso te desejar um Bom Dia! Pois estou escrevendo esse devocional bem pela manhã depois de ter acabado de chegar do templo, aonde nos reunimos todos os dias às 6:00 para orarmos, as primeiras horas do dia são um momento propicio para nos lembrarmos de quem nós somos e quem é Deus na grande esfera imensurável da vida.  Vamos ler: Êxodo 3: 13-15 e tentar remeter nossos pensamentos para a época e o momento em que viviam aquelas pessoas.

 É ao acordarmos, que quase sempre, acabamos refletindo sobre a chance que Deus está nos dando de viver mais um dia, somos gratos, lembramos que é uma oportunidade possível somente pelo fato de que Deus nos permitiu respirar. É ou não é costumeiramente assim? 
 O Versículo 13 mostra que Moisés está preocupado e até com medo de que o povo questione quem foi que lhe deu autoridade para falar e trazer a mensagem de libertação.

 Você conhece o Deus que você serve? Tem convicção para falar o porque você segue a religião que segue? Conseguiria se posicionar e apresentar destemidamente a 'pessoa de Deus' na qual se baseia a sua fé?  Bom, o fato é de que Moisés estava com medo, desconfiado e sem nenhuma firmeza daquilo que falaria, e esse fato deixou para nós aqui a possibilidade de refletirmos e crescermos na fé a partir desse texto. Depois de Moisés expor sua preocupação, seguimos para o versículo 14 aonde temos a resposta categórica de Deus a indagação de Moisés.

 Versículo 13: DEUS É. 
 A resposta de Deus: Eu Sou o Que Sou". Ele é! Ele é Tudo!  Mas calma não é "apenas" isso e pronto, continue aqui comigo que eu quero refletir com você no restante da resposta que Deus dá a Moisés. Muitas pessoas param por aqui e não são edificadas pelo texto justamente por querer descobrir o "nome de Deus" , eu vejo que pode soar presunçoso de mais da minha parte querer "rotular" com um nome o Deus que responde para Moisés: Eu Sou o Que Sou".  Presumir que Deus tem "Um Nome" e que devemos chama-lo pelo seu nome próprio(por assim dizer) apenas demonstra o quanto o ser humano é falho em seu entendimento e falho também em seu culto a Deus.

 Deus acaba de afirmar que está acima de títulos, nomes ou expressões! Aleluia, isso é maravilhoso! Você consegue sentir o conforte que isso gera no coração? Se sim, é porque seu amor por Deus está se transformando em um relacionamento mais  achegado e intimo com o Criador do universo. 
 Deus pede para Moisés dizer: EU SOU me enviou a vós.  Com certeza para aqueles que iriam ouvir isso tudo tinha sentido e Deus sabia bem como chegar ao coração do povo. Deus fala ainda mais a Moisés, vamos ler o versículo 15. 

 Versículo 15: O Deus de Abraão, Isaque, e Jacó!  Vejam aqui o próprio Deus colocando mais sentido em tudo! Abraão, Isaque e Jacó eram figuras conhecidas, eram os "pais daquele povo", ao revelar esses nomes Deus quer deixar bem claro quem é que está falando e quem é que está enviando e dando autoridade a Moisés.  A verdade é que Moisés não sabia bem aonde estava se metendo, ele tinha medo e preocupação, existe para mim e para você uma necessidade de "provar algo a alguém" , porém Deus não precisa "provar nada a ninguém" e é assim que Ele demonstra quem Ele É.  

 Com certeza Deus nos olha com pena, pois apesar de todos os esforços de Deus para mostrar que o Poder é DELE o nome é DELE, os planos são DELE , nós ainda somos tímidos na fé.  Como o último devocional de ontem ainda está bem fresco na memória, me lembro que Jesus, por diversas vezes, exortou duramente seus discípulos por causa da "pequena fé". Ao tocar no nome de Abraão, Isaque e Jacó, Moisés passa a credibilidade necessária aos olhos limitados de homens que culturalmente precisavam ser convencidos por tradições históricas.
 Por outro lado ao se apresentar como o EU SOU , Deus está dizendo ao próprio Moisés que ELE, o EU SOU, é tudo o que importa, pois Deus é tudo, pode tudo, está em tudo e em todos ao mesmo tempo e em todos os momentos desde a eternidade. 

 Nada se compara, nada rótula, não é mensurável quando se trata de Deus. ELE É TUDO O QUE EXISTE. Você e eu subsistimos em DEUS.

Comentários