Lucas 21: 1-4 Hoje é domingo, um dia 'aclamado' pelos católicas, dentre outros, como o dia de ir à missa, dia de adorar! Mas se você está aqui é porque você tem sido um leitor conciso e interessado na palavra de Deus; a Bíblia sagrada, e a essa altura você já entende que o dia do Senhor encontrado nas escrituras não se chama domingo e sim Sábado.
Eu menciono esse tema apenas para que possamos entender mais afundo que o texto da palavra em que vamos meditar agora, menciona uma oferta, e essa oferta eu entendo e acredito que vai além do valor monetário,
além das cédulas de papel, além do ouro e da prata, é um coração ofertado a Deus, minhas vontades, meus talentos, minhas posses, meu intelecto, meu respirar...
Teria você essa Fé? Para ofertar a Deus o seu futuro, abrindo mão de sua segurança, abrindo mão de seus projetos, abrindo mão de sua sobrevivência? Pois foi exatamente o que a viúva fez!
Ao lermos Lucas 21: 1-4 , nos deparamos com uma exortação aguda e que ao meu ver pode fazer toda a diferença na vida do crente, até porque a bíblia também diz; "nem todo aquele que clama Senhor! Senhor! Entrará no Reino de Deus".
Versículo 1: Jesus Observa: por vezes nós nos preocupamos com quem está nos vendo, quem está nos ouvindo, tem horas que até sussurramos, fazemos as coisas às escondidas, super preocupados com o que podem pensar de nós. Jesus nos observa queridos, e isso realmente pode ser a minha vergonha ou a minha alegria, Jesus observa além das aparências, conhece a intensão do coração, sabe do seu esforço e também da sua preguiça.
Conhece melhor que você mesmo, as desculpas que você encontra, na hora de se esquivar da missão.
Uma igreja cresce a medida com que seus membros são convertidos e compromissados com a missão de vida da igreja.
É um desastre, o fato de nós colocarmos tantas outras coisas em primeiro lugar e deixar a missão em segundo plano. Deus está vendo. Jesus está observando.
Uma viúva se aproxima e lança duas moedas no gazofilácio. Posso salientar que em minha experiência de vida, tenho encontrado pessoas humildes que tem "pouco" e que se esforçam com tudo o que tem para ver a igreja crescer, em contrapartida também vi aqueles que tem "muito" mas com todas as propriedades e bens que ajuntaram para si, não conseguem ajuntar tesouros no céu.
A presunção e o apego aos bens matérias faz com que, frequentemente, os "pobres" sejam aqueles que mais contribuem e trabalhem pelo avanço do Reino, trabalhando na missão, acreditando na missão, ao ponto de tirar da sua própria mesa para poder ofertar, como faz aquela viúva.
Versículo 3: Jesus chama a atenção e aplica um ensinamento para quem estava ouvindo; 'a viúva ofertou mais do que todos os outros' - e neste ponto não há como não lembrar do episódio acontecido entre Caim e Abel, irmãos que ofertaram diante de Deus, mas um ofertou com totalidade, colocando a Deus em primeiro lugar, e o outro ofertou com um pesar no seu coração, inveja e reservas, que fizeram aquela oferta de Caim ser rejeitada diante de Deus.
Versículo 4: 'as migalhas estão sobrando para Deus':
não é fácil nós entendermos a motivação e a fé de cada um, porém é muito fácil nós entendermos quando Jesus diz; "aquele que não 'deixar' pai e mãe por amor de mim, não é digno de mim" Financeiramente falando, muitas pessoas dentro da igreja poderiam cooperar para o avanço do Reino, o desenvolvimento da missão, o crescimento da igreja e o evangelizar dos povos.
Mas na pratica a realidade é totalmente diferente e muitas igrejas acabam fechando as portas por falta de recursos, outras igrejas se esforçam para simplesmente ter um templo descente para congregar,
é difícil levantarmos um sexta básica dentro da igreja,
todas as pessoas estão se esquivando,
se precavendo, entregando daquilo que sobra,
pensam primeiramente em si e nos bens materiais que conquistaram ao longo da vida, estão perdendo a chance de ajuntarem tesouros no céu.
Bens matérias(dinheiro) acumulados são totalmente perda de tempo se comparado ao que podemos conquistar depois dessa vida. Uma pessoa que realmente entendeu o Reino de Deus não trabalha para perpetuar o seu nome na terra! Uma pessoa que entendeu o Reino de Deus trabalha para ter seu nome escrito no livro da vida.
Eu irei me repetir: Teria você essa Fé? Para ofertar a Deus o seu futuro, abrindo mão de sua segurança, abrindo mão de seus projetos, abrindo mão de sua sobrevivência? Pois foi exatamente o que a viúva fez!
Por vezes, o que "garante" a continuidade da missão, são "pobres" simples e humildes que entendendo o chamado de Deus, sabem que o melhor e único incontestável investimento é investir no Reino de Deus.
Enquanto muitos estão preocupados em multiplicar aquilo que tem, para poder ter segurança de vida,
muitos outros estão empenhados em fazer tudo que podem agora, hoje, para contribuir com aquilo que é o maior bem que uma pessoa pode ter na face da terra: O Evangelho de Jesus.

Comentários
Postar um comentário
A Paz do Senhor! Deixe Seu Comentário: